terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

DESAFIO LITERÁRIO - FEVEREIRO 2012








CLARICE,
Autor: Benjamin Moser
Tradução: Jose Geraldo Couto
Fotografia: Claudia Andujar
Quarta capa: Yudith Rosenbaum
Editora: Cosac Naify
Páginas: 648



Gostei da capa, assim que vi pela primeira vez o livro - Clarice em sua máquina de escrever. A figura da escritora sempre foi presente em minha juventude, mas a minha leitura de seus escritos foi muito pouca. Praticamente não conheço os livros de Clarice Lispector, somente poucos textos. Mas sempre tive curiosidade de conhecê-la. Para cumprir o Desafio do mês de fevereiro – título do livro um nome próprio – vi na estante Clarice, e resolvi começar por sua biografia.
O livro começa pela história dos pais de Clarice na Ucrânia, o relato histórico é surpreendente e triste. O autor americano, Benjamin Moser, é formado em História o que explica o cenário histórico de cada face da vida de Clarisse descrito de maneira primorosa. Acho que essa habilidade do autor enriqueceu o livro.




Apesar da personalidade complexa de Clarice, a leitura foi fácil. Alguns trechos foram sufocantes, como se explicasse a própria ansiedade da Clarice. Para mim que nunca li Clarice, o livro instigou minha curiosidade, mas também me amedrontou. É um bom livro, gostei e recomendo.


Espero postar em breve uma resenha de livro de Clarice Lispector. Alguém sugere um livro Clarice para Iniciantes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário