segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DESAFIO LITERÁRIO – DEZEMBRO











UM DIA

David Nicholls

Editora Intrínseca Ltda

411 Páginas

O meu livro tem a segunda capa, confesso que não me empolgou a lê-lo. Ficou me esperando quase um ano na estante. Embora a primeira capa seja mais comercial, alguns vão torcer o nariz, achei mais bonita e no final também acho que tem mais haver com o clima da história. Em resumo, definiria como: impulso. Sabe aquele ato impensado que você tem e pode mudar toda a sua vida. Essa capa mostra um beijo entre Emma Morley e Dexter Mayhew – vividos no cinema pelos atores Anne Hathaway e Jim Sturgess. Ainda não assisti ao filme, mas acho que foi uma ótima escolha.
O livro começa na noite após a formatura dos dois na Universidade de Edimburgo na Escócia, 15 de junho de 1988.
Após a festa eles ficam juntos, um casal improvável. Ele rico, bonito e popular e ela, tipo intelectual e socialista. Tudo parece que terminará ali, mas o dia seguinte fará com laços sejam criados e uma amizade/amor platônico será revivida pelos próximos 20 anos.
Escolhi esse livro sem grandes pretensões, não conhecia nada da história. Simplesmente já estava na estante (minha filha já tinha lido) e era um lançamento deste ano – o que se encaixava perfeitamente ao Desafio.
A leitura foi fácil. Gostei do estilo do autor, o que me fez ler o livro rapidamente. Mesmo sem suspense ou ação, você tem vontade de seguir lendo, se aprofundando cada vez mais na vida dos personagens.
Os personagens são ricos e bem desenvolvidos, mesmo achando o Dexter meio cafajeste não há como se render ao carisma do personagem. Emma é inteligente e sensível, seus problemas e paixões nos envolvem.
Gostei da atualidade dos problemas passados pelos personagens e como foram tratados pelo autor. Me formei, sou adulto, e agora? Alguns podem se perder ou não desenvolver todo seu potencial.
Foi uma leitura agradável, gostei bastante.


Um comentário:

  1. Eu também li esse livro para o Desafio, demorei muito para termina-lo, me dava uma agonia quando o Dexter dava aquelas piradas, e gostei de quando a Emma teve aquele caso o diretor, e fiquei muito triste no final quando ela morreu.
    Eu gostei do livro, o filme eu já vi e não gostei muito, eu acho que a história é grande para virar filme, mas que bom que eles fizeram.
    beijos

    ResponderExcluir