quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DESAFIO LITERÁRIO - AGOSTO (LIVRO 2)

DOM CASMURRO


Machado de Assis


Editota Klick

250 páginas



Mais um que não me lembro se já tinha lido. Mas agora faço uma leitura consciente. O livro conta a estória de Bentinho, que foi parar num seminário devido a promessa de sua mãe. Como ele mesmo diz, sua vida começa no dia em que escuta uma conversa sobre a ida dele para o seminário, é quando ele se dá conta que está apaixonado por sua melhor amiga e vizinha, Capitu. Na maior parte do livro, Bentinho tenta um meio de se ver livre do seminário e voltar para sua Capitu. Apesar da promessa dela que só se casaria com ele, a insegurança sempre atormenta a sua cabeça. Ele faz várias referências a peça Otelo de Shakespeare, o ardiloso Iago e o pobre Otelo que é comandado por seu ciume. Enfim, acho que a fama da Capitu é injusta. Da estória acho que não devo contar mais que isso, em respeito aos que ainda vão ler. E sem dúvida, vale a pena. O autor escreve de maneira inteligente, um texto com humor e uma pitada de ironia. O livro descreve bem a vida no Rio nos anos de 1850, seus bairros e os costumes das pessoas comuns.








2 comentários:

  1. Marcia,
    obrigado pela visita! Eu sou rato ou pulga de sebo e sempre troco livros (dois por um) acho essa maneira de lidar com livros muito democratica e até mesmo economica.
    Em adoro Dom Casmurro e sempre que leio o vejo de uma maneira diferente! E Capitu, na minha opinião, sempre foi injustiçada.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Essa leitura sempre enseja novos olhares. Gosto muito! Bjs

    ResponderExcluir