terça-feira, 30 de agosto de 2011

DESAFIO LITERÁRIO - AGOSTO (LIVRO 1)



MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS

Manuel A. de Almeida


Klick Editora

158 páginas


Ao fazer minhas escolhas de livros para esse mês, escolhi títulos que sempre ouço falar mas, se tinha lido me esqueci. Na época do meu vestibular, literatura brasileira clássica era obrigatória, mas já não era minha preferência. Depois, com tempo curto e sem necessidade profissional para tal leitura, acabei optando por outros gêneros. Leitura sempre foi meu principal lazer. Então, fiquei na minha zona de conforto e graças ao Desafio Literário, este ano estou ousando novos autores. O livro de Manuel Antônio de Almeida se passa num Rio antigo. Como ele mesmo começa o livro: " Era no tempo do rei." E conta a vida de um menino: Leonardo. Leonardo teve uma infância atribulada por conta das brigas de seus pais. Acaba sendo criado por seu padrinho, um barbeiro de sua rua. Pessoa incapaz de ver as falhas de educação do menino. Sua madrinha também ajuda na super proteção a Leonardo. Confesso que não simpatizei em nada com ele. Enfim, a estória se desenvolve com ele já rapaz, sem nunca deixar de aprontar. Mas o melhor do livro é como foi contado. As descrições dos costumes da época e dos personagens são muito bons. O uso das gírias daquele tempo dificulta um pouco a compreensão. Gostei do livro mas, da pra sentir porque é uma tarefa difícil para novos leitores.



3 comentários:

  1. Marcia,
    eu gosto muito do Sargento de Milícias, principalmente por ser do tempo do rei e não ter nenhum nobre como pesonagem é só o povão mesmo!
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Eu li este livro para a escola ha' muito tempo, nao me lembro muito bem. Tenho que ler novamente, pena que nao gostou muito. Tem um Desafio la' no Pao e Tulipas para voce. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente amo esse livro. Muito bom mesmo. Bjs

    ResponderExcluir