terça-feira, 19 de julho de 2011
DESAFIO LITEÁRIO - JULHO (livro 1)
HOTEL NOVO MUNDO
Ivana Arruda Leite
Editora 34
118 Páginas
O tema deste mês é: Novos Autores Nacionais. Conhecia pouquíssimos, na verdade, somente um, que será meu terceiro livro do mês. Então, parti para a lista de sugestões do Desafio - a escolha foi totalmente no escuro. O que para mim é o legal deste projeto, é se aventurar por novas histórias, até então, jamais escolhidas. Assim entrei no Hotel Novo Mundo, realmente um novo mundo para mim - um grupo de pessoas, brasileiros, cariocas e paulistas, mas muito distante da minha realidade. Um grupo de personagens diferentes para mim, mas muito comum, e a Ivana conta maravilhosamente bem suas histórias.
A história se resume na separação de um casal nada convencional: Renata e César. Renata é uma ex-garota de programa que conheceu César na festa de aniversário dele, em que ela saia do bolo. César é um advogado rico e famoso, mas não fica clara na narração sua honestidade. Moravam no Rio e, ao se separarem, Renata volta, depois de 10 anos, para São Paulo, sua cidade natal. Ao chegar a São Paulo, se hospeda em um pequeno e humilde hotel, Hotel Novo Mundo, levada quase por acaso por um homem que se sentou ao seu lado no avião.
A leitura foi interessante, fácil e divertida - não que a história seja engraçada, mas a autora tem um humor sarcástico que gostei muito.
“Andar no Rio de Janeiro pela manhã, com essa luz, com esse sol, vendo o mar e essa paisagem deslumbrante chega a me dar raiva. Esta cidade é uma aberração. Não há como fazer jus a este cenário. Ninguém aguenta a responsabilidade de viver num lugar tão lindo. Em São Paulo você pode ser infeliz à vontade.”
Um livro pequeno, sem embromação. Uma história diferente e bem escrita, eu recomendo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostei do trecho citado...rs É mesmo...lugares bonitos são quase uma imposição de felicidade...hehehe
ResponderExcluirBeijocas