terça-feira, 28 de junho de 2011
DESAFIO LITERÁRIO – JUNHO (livro 2)
OTELO
William Shakespeare
Editora L&PM Pocket
168 Páginas
A capa retrata um jovem negro: Otelo. Revi a imagem durante a leitura várias vezes, já que sua aparência é sempre lembrada pelos personagens. O livro conta a história de Otelo, um nobre mouro a serviço do Estado de Veneza. Reverenciado por seus feitos em batalhas e um homem bem sucedido, Otelo se apaixona por Desdêmona, filha de Brabâncio, um senador - o que provoca raiva, inveja e ciúmes. O ciúme é o sentimento mais explorado na trama e, em função desta fraqueza, Otelo será facilmente manipulado por Iago, seu alferes.
O sistema de persuasão em pequenas doses adotado por Iago é extremamente real e eficiente.Os diálogos são ricos e mais uma vez admirei a capacidade de Shakespeare de provocar sentimentos tão profundos com poucas palavras. Iago, o alferes que envenena a mente de Otelo e Rodrigo, antigo admirador de Desdêmona, é um personagem completo, que me deixou desconfortável com sua maldade. Maldade sem violência física, suas armas são suas palavras.
Todos os personagens são ricos e se encaixam perfeitamente a trama. Vejo que os escritores de peças teatrais precisam impactar o público com pouquíssimos recursos, e Shakespeare faz isso primorosamente. Escolhi esse livro mesmo conhecendo em parte a história, mas realmente foi uma ótima leitura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Shakespeare é gênio, não tem muito o que discorrer né? Ganhei ha pouco tempo um livrão com todas as obras dele, ilustrado, em inglês. Sabe quando vc economiza a leitura pra durar mais? Pois é, tô nessa com esse livrão... rsrsrs...
ResponderExcluirBeijo!
Shakespeare tem um olhar acurado do humano. E essa é uma aula sobre persuasão, né?
ResponderExcluirBeijocas