domingo, 3 de abril de 2011

Desafio literário - Março 1/2

DOUTOR JIVAGO
Boris Pasternak
Editora Record
629 páginas


Eu lembrava vagamente de algumas imagens do filme (1965), baseado neste livro, que vi muitos anos atrás. Ainda associo a lembrança do filme ao ator Omar Sharif e como muitos, antes e depois da minha geração, ainda me emociono com a canção Tema de Lara (Maurice Jarre).

Ao procurar um livro épico para o mês de março tive a curiosidade de conhecer inteiramente esse romance. O livro conta a vida de Yuri Jivago que se torna médico e vive o antes, durante e depois da Revolução Russa (1917). Acredita a princípio que a Revolução seria necessária à situação caótica que a Rusia enfrentava mas durante sua vida, suas crenças e ideologias vão mudando conforme o desenrolar da História. Os personagens são muito marcantes, principalmente o próprio Jivago, um homem culto e liberal para a sua época. Apesar de sua vida amorosa conturbada, Jivago tem uma visão edificante em relação as mulheres. Jivago diz:

" Sempre achei que toda concepção é imaculada, e que esse dogma a respeito de Nossa Senhora contém o conceito genérico da maternidade.
Em qualquer parturiente encontra-se o mesmo reflexo da solidão, do abandono e da concessão de si mesma. O homem, hoje, está tão afastado desse instante essencial como se ele não existisse, como se tudo tivesse caído do céu."



Outro ponto marcante do livro é mostrar o lado destrutivo de qualquer extremismo na política de um país. Decisões extremas que podem destruir gerações. Enfim, é uma boa leitura. Embora de difícil progresso. São apresentados no início diversos personagem com nome, prenome e sobrenome, e são usados adiante juntos ou separados, o que dificulta a leitura.


2 comentários:

  1. Esse calhamaço ainda não me inspirou!

    Mas gostei das estrelinhas do GoodReads! Não sabia que dava para colocar. Significa que você vai voltar a usar ele! \o/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcia. Obrigada por participar e não desistir do Desafio. Como essas resenhas são referentes a Março, preciso retirá-la do autolink de Abril (destinado ao tema Obras épicas). Mas não se preocupe, seus links serão transferidos manualmente para o destino apropriado no blog oficial. Conto com a sua compreensão. =D

    Beijocas

    ResponderExcluir